A primeira fase da vida é cheia de descobertas e desafios e os problemas bucais não dão folga para as crianças. Por isso, o Check-up Kids é uma ferramenta preventiva que auxilia no diagnóstico de diversas condições, a fim de preservar os dentinhos e promover um desenvolvimento mais saudável aos pequenos.
Além das consultas preventivas, o dentista orienta os pais e a criança para com cuidados ao longo da sua rotina, ressaltando a importância da escovação desde os primeiros anos.
Os pais podem acompanhar toda a avaliação de perto, já que isso deixa a criança mais tranquila e eles também podem ser orientados durante a consulta.
Problemas que podem ser diagnosticados no Check-up Kids
As consultas regulares ao odontopediatra são essenciais para prevenir e tratar uma série de condições que podem impactar a saúde bucal e o desenvolvimento infantil. Alguns dos principais problemas que podem ser diagnosticados no Check-up Kids incluem:
Alterações na mordida
As alterações na mordida ocorrem quando há assimetria entre as arcadas dentárias, afetando o encaixe correto dos dentes. Quando não tratadas, essas condições podem causar problemas estéticos e funcionais, além de influenciar o desenvolvimento ósseo da face, projetando o queixo para frente ou para trás. Sintomas como estalos ao abrir e fechar a boca e predisposição ao bruxismo também podem ocorrer.
O diagnóstico precoce com o auxílio do Check-up Kids permite o uso de aparelhos ortodônticos para corrigir o posicionamento da mandíbula de forma mais eficaz, já que os ossos são mais maleáveis durante a infância, evitando complicações na adolescência ou na vida adulta.
Bruxismo infantil
Embora mais comum em adultos, o bruxismo também afeta crianças, geralmente causado por fatores emocionais, como ansiedade ou estresse, e mudanças repentinas na rotina. O bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger e pressionar os dentes, resultando em desgaste dental e sintomas como dores de cabeça e dificuldade ao abrir e fechar a boca.
Por conta dessa ação característica, a tensão e o atrito constante podem trincar e desgastar os dentes, sendo perceptível durante o Check-up Kids.
O tratamento inclui o acompanhamento psicológico para lidar com as causas emocionais e o uso de placas oclusais prescritas pelo odontopediatra para evitar o atrito entre os dentes durante o sono.
Cáries
As cáries são as principais vilãs da saúde bucal dos pequenos devido ao consumo excessivo de doces nessa fase da vida. Essas bactérias corroem os dentes, levando à perda precoce e à dor, além de inflamações na polpa dentária e comprometimento das raízes.
O tratamento envolve a remoção das bactérias e a vedação dos dentes com cimento odontológico, além da recomendação de uma higiene bucal rigorosa e a redução no consumo de açúcar.
Dentes decíduos
Os dentes de leite, ou dentes decíduos, também precisam de atenção. Alterações no seu posicionamento podem afetar o desenvolvimento dos dentes permanentes, resultando em dentes tortos ou muito espaçados.
Com o acompanhamento regular no Check-up Kids, é possível prevenir que essas alterações afetem a dentição permanente, reduzindo a necessidade de tratamentos ortodônticos mais complexos no futuro.